segunda-feira, 31 de agosto de 2015

REVIEW - GOTHAM: Série VS HQ

Batman... Provavelmente um dos heróis preferidos de todo menino... Este aí ao lado, com Adam West, foi o seriado que eu assisti quando criança e o primeiro contato que tive com o herói, provavelmente...

Desde então, desenhos, filmes e séries sobre o herói nunca deixaram de aparecer... E recentemente, estreou GOTHAM.

Ah, os benditos Pré-quels... Não sei de onde veio esta febre toda! Até eu fui pego por ela (quando escrevi sobre a infância de Alef). Eles podem falhar miseravelmente, como o famigerado Star Wars - Episódio 1, ou podem se tornar incríveis e memoráveis como... Como... Ãh... Como... Existe algum pré-quel bom??? Se sim, por favor, refresquem a minha memória.

Hoje vamos contemplar a série GOTHAM e as HQ's do Batman, fazendo uma comparação e dando uma olhada no caminho que está trilhando Bruce Wayne... Ou James Gordon, se preferir.

A HQ

O Batman surgiu na revista Detetive Comics (que deu origem À editora DC) e não demorou para que ele ganhasse seu próprio periódico.

A história do rapaz que perde seus pais em um latrocínio é conhecida mundialmente e de lá pra cá o desejo que cresceu dentro do garoto de "limpar" as ruas de Gotham foi rivalizado por diversos vilões, desde os mais comuns, como capangas e chefes de contrabando, como figuras excêntricas, como o Espantalho e o Cara de Barro.

Na minha visão, as duas maiores marcas da série são: a NOITE e a LOUCURA. Veja que, qualquer boa história do Batman ocorre quase 90% durante a noite e normalmente brinca com a ideia de loucura: Quem é mais louco? O Coringa ou o Homem-Morcego?

Para mim esta é a definição de uma boa história que envolve o Cavaleiro das Trevas (ou simplesmente Cavaleiro Negro, como nos contos medievais).

Já li uma porção de HQ's do herói, são poucas as que não gostei e as que mais me interessaram sempre foram as que mexem com essa ideia de Noite e Loucura.

A SÉRIE


Então surge Gotham... Demorei praticamente um ano para assistir (pois estava aguardando o anjo Netflix trazer pra mim), confesso não ter me sentido muito interessado, mas pelos trailers parecia ser, no mínimo, bem produzida.

Ok, quando a isso não tenho o que reclamar.

Mas, não vou demorar muito para dizer e me perdoem os fãs, por favor:

GOTHAM é uma série péssima!

E vou listar os motivos (pessoais):

  1. Você tem a impressão de estar assistindo "Law and Order" em Gothan.
  2. Tem uma série de personagens que não lhe interessam nem um pouco.
  3. Força-se a inserção prematura de personagens clássicos como Charada, Hera Venenosa, Mulher-Gato e Joker (provavelmente), só para justificar o nome da série
  4. O personagem Bullock é inconsistente demais: em apenas um episódio ele muda de personalidade umas 3 vezes.
  5. A trama envolvendo a morte dos Wayne não convence de jeito nenhum e não parece realmente importante resolvê-la.
  6. O tal Falcone (chefão do crime) é o King Pin (de Demolidor) com outra "skin".
  7. A primeira impressão que tive é que Gotham é como Black Sabbath sem o Ozzy.
  8. Me lembra muito (de uma maneira ruim) os Batman do Nolan (para mim, as 3 manchas na carreira impecável dele).
  9. Tem muitas cenas de dia.
  10. Toca apenas no dedo mindinho da loucura.
Enfim, uma vergonha.

Evite assistir, ou não espere algo soturno e misterioso; é uma série de policiais fazendo cosplay de série de Batman.

Lembrem-se que esta é apenas a minha opinião, fundamentada apenas nos meus gostos, não significa que a série tem ou não um real valor ou mensagem a passar.

É isso, queridos leitores! Tenham uma ótima semana!!!

ps - e assistam a Demolidor, é infinitamente melhor!