quarta-feira, 22 de julho de 2015

As Três Fases para se Concentrar na Leitura

Olá queridos leitores...

Tenho que assumir: apesar de todo meu gosto pela literatura, como autor e como leitor, eu tenho dificuldade de iniciar ou manter uma boa leitura.

Nesse mundo onde filmes, séries, jogos e redes sociais são tão viciantes, não é fácil manter ou criar um hábito de leitura.

E eu sou de lua, as vezes eu leio até enjoar, aí enjoo mesmo e demoro meses para retomar a leitura.

Mas hoje, decidi voltar a ler "Sob a Redoma". Fui ao SESC, mas em vez de ir para a ginástica, sentei ao sol, coloquei música para escutar (trilha sonora de Final Fantasy VI, meu jogo favorito) e comecei... Ou tentei, primeiro fiquei mexendo no celular, depois de duas páginas notei que eu não estava prestando atenção no que lia e poucos minutos depois veio o sono.

Porém, sem eu menos perceber, de repente meu pai me chama, já havia se passado uma hora! Eu estava completamente imerso na leitura... Então notei que meu cérebro havia vencido três etapas... De fuga, de devaneio e de sono e que... Vencidas estas etapas, eu havia entrado no estado mental propício para verdadeiramente aproveitar a leitura.

Então, quero reforçar estas etapas de modo que mais pessoas que possam vir a enfrentá-las, consigam vencê-las:

1 - A Fuga
Ao colocar o livro no seu colo, ou sobre a mesa, milhares de coisas vão tentar impedir você de ler: celular, Internet, televisão, ruídos etc... Por isso recomendo colocar músicas instrumentais no fone de ouvido e se isolar um pouco do mundo externo. Por que instrumentais? No meu caso, letras de música em português me atrapalham a leitura, em outra língua atrapalha menos, mas as instrumentais ajudam. Ainda mais se coincidirem com o clima do livro.


2 - O Devaneio
Vencida a etapa da fuga, virão os devaneios. Você começará a pensar em outras coisas e, quando menos esperar, uma página inteira terá se ido e você não sabe como chegou ali... Mas persista, às vezes você não precisa nem voltar, pois você leu aquilo, está na sua memória, você só não tomou consciência.




3 - O Sono
Vencendo a segunda etapa, vem a mais irresistível, o sono... Por isso que ler antes de dormir não é recomendado, pois você pode condicionar seu cérebro a achar que ler é para dar sono. Resista e finalmente você estará completamente imerso no mundo do livro... Ainda mais se for um livro bem escrito, com detalhes interessantes da cena em questão, você vai quase esquecer do mundo real...


Aí sim, você vai estar curtindo o mundo dos livros.

Boas leituras a todos,

*** Imagens retiradas de morguefile.com e da pesquisa do Google.