sábado, 22 de novembro de 2014

A Sci-Fi de Volta ao "Mainstream" com INTERESTELAR (Sem Spoilers)


Christofer Nolan sempre foi um dos meu diretores/roteiristas preferidos, desde Amnésia (Memento). Ao ver o trailer de Interestelar eu sabia que eu precisaria assistir, mas quanto mais o lançamento se aproximava, mais eu temia uma decepção, quanto mais as pessoas que já haviam assistido perguntavam e falavam, mais eu temia que ele não pudesse me surpreender.

Mas, ainda bem, todos meus medos foram dissipados... Interestelar não apenas é um ótimo filme, como certamente trará uma onda de Sci-fi espacial com ele nos próximos anos e... Aguardem, certamente teremos muitos estudantes se candidatando às profissões de Engenharia Aeroespacial, Física ou até na área militar aeronáutica para futuramente se tornar um astronauta.

Eu sei, muita gente falará que o Gravidade é quem abriu as portas para o gênero... Pode até ser, infelizmente eu ainda não assisti, mas duvido muito que consiga chegar aos pés de Interestelar. Aliás, eu diria que se não fosse o filme com Bulock ter saído antes, Interestelar provavelmente se chamaria Gravidade.

Neste post não vou falar nada sobre o filme especificamente, já tem muita gente explorando isso na Internet o que eu quero fazer é agradecer a Nolan por conseguir colocar nas telonas uma Sci-Fi de tanta qualidade e quem sabe (nada contra, mas já tava na hora) abrindo alas entre os filmes de vampiro, bruxos, seres mitológicos etc.

Muitas outras Sci-Fi tem aparecido nos últimos anos mas, me perdoem, nenhuma delas eram nomes de peso ou, se eram, não eram roteiros originais, ou seja, eram remakes (como Robocop) ou baseadas em livros como Jogos Vorazes. Fazia muito tempo que não se via uma produção Sci-Fi original e ainda por cima na telona...

Espero que este filme não apenas inicie (ou consolide) uma nova era para a Ficção Científica no cinema, como desperte o interesse de jovens (ou do público em geral) pela ciência, astronomia, astrofísica, cosmologia...

Um grande abraço a todos, e gostaria de terminar com uma citação do filme:

"Como diz a terceira Lei de Newton: a única maneira de se chegar a algum lugar é deixar algo para trás".

ps - e para quem ainda não viu nada sobre o filme, fica o trailer: