quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sonhos.Virtuais

Há uns 50 dias eu tive uma ideia, que julguei ser boa. Fazendo um organograma para meus alunos de Radiologia, eu notei o quanto seria interessante se pudéssemos fazer um organograma de TUDO. Um organograma que "linkasse" todas as palavras existentes no vocabulário humano de maneira que as pessoas pudessem entender as interrelações e etimologias. Rapidamente ideia toda já estava pronta na minha cabeça.

Troquei alguns e-mails com colegas, mas além de nenhum botar tanta fé no projeto como eu (um até me disse "Será que a Google já não faz isso?"... Mmmm Pensamento Apropriado), não achei ninguém que pudesse fazer a programação para mim.

Mas, além da ideia, já registrada em e-mails (do GMail) eu fiz um desenho, um rascunho, em minha conta do Google Docs. Vejam o primeiro e-mail que enviei e o rascunho do desenho:

E-mail, enviado em 28 de março de 2012

Rascunho da "Árvore do Conhecimento", feito há 48 dias

Agora, vejam só o que apareceu no meu Google Plus hoje (clique no link):


E vejam também o vídeo, só a primeira imagem já me deixou todo arrepiado.


Vídeo do Gráfico do Conhecimento

Ao ver isso... Minha espinha gelou, gritei para minha mãe: "MÃE! Vem ver! O Google fez o que eu tinha pensado."
Na hora ela disse: "Você fez na Internet? Será que eles não roubaram sua ideia?"
Respondi: "Não é impossível, mas... Foi tão rápido! Não daria tempo"
E ela disse: "É, mas eles tem muito mais recursos, não é?"

Ainda não estão acreditando? Nem com a participação da minha Santa Mamãe na história? Então vejam mais estas, digamos, evidências:

Arquivo na Pasta do Google Docs, veja a data da última edição à direita.

Arquivo aberto no Chrome, atenção às datas.

Na verdade eu não afirmo nada. E sinceramente não me importo com isso. O interessante é saber que a minha ideia estava sendo compartilhada seja no imaginário coletivo seja no mundo virtual, por outras mentes, e mentes CAPAZES de realizar o que eu pensei. E outra, não faria nem sentido eu me sentir DONO desta ideia. Para mim, o conhecimento e a cultura são um "Patrimônio da Humanidade".

Vejam a resposta que eu postei na própria publicação da Google (que já ganhou um +1).

Postagem da Google no Plus e minha resposta, em inglês.

Bom, pessoal, de qualquer modo é muito bom saber que minha ideias não são de "jerico".

ps - de acordo com que procurei, "jerico" no nordeste é mula.

ps2 - http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/google-adiciona-novo-recurso-para-ficar-ainda-mais-inteligente-nas-buscas
http://googlediscovery.com/2012/05/16/google-anuncia-grafo-do-conhecimento/
Lucas Guima que me passou estes links pelo Face. Valeu!