segunda-feira, 21 de maio de 2012

Anos.Virtuais

morguefile.com
Hoje eu completo 35 anos.

12 anos dormindo
19 anos no mundo real
  4 anos no mundo virtual

Fiz uma conta aproximada, levando em conta que passamos aproximadamente 1/3 de nossos dias dormindo e 2/3 acordados. No entanto desde os 8 anos de idade, quando apareceu o Atari em minha vida, eu acho que pelo menos 4 horas diárias eu vivi num mundo virtual. Primeiro nos Videogames e depois na Internet.

Não é à toa que "O Virtual" sempre me chamou muita atenção, assim como o fantástico e o impossível.

E ao mesmo tempo que sou um entusiasta assumido das novidades tecnológicas que permitem ao ser humano estar cada vez mais em contato com este mundo eletrônico, eu me preocupo, pois se para mim (um ser do século passado) quase 12% da vida foi dedicada a um universo virtual, as pessoas de agora e do futuro certamente estarão destinadas (ou condenadas) a viver uma porcentagem ainda maior neste mundo que não é real.

Pois hoje a Internet, os Jogos Eletrônicos e a Conectividade podem nos acompanha a (quase) todo instante. Os tablets e celulares (e até os consoles portáteis) nos permitem estar em contato com o conteúdo eletrônico praticamente em qualquer lugar e... Se não estivermos conectados, certamente estaremos preocupados com isso e, de certo modo, ainda estaremos "vivendo nele", pois não conseguiremos nos desligar totalmente em nossa ansiedade.

Para finalizar, só mais alguns números:

Imaginando que uma criança hoje comece a utilizar Interfaces Eletrônicas (Ipads, videogames, celulares etc) já com 2 anos (para chutar alto) e imaginando que o uso destes equipamentos já alcance 5 (ou talvez) 6 horas diárias em média...

Daqui 35 anos, um recém-nascido de hoje terá vivido 6 anos ou mais neste mundo virtual.
(17% do seu tempo de vida. E esta proporção só tende a crescer, dado os avanços tecnológicos progressivos)

E ainda considero esta previsão muito modesta, pois acredito que existam pessoas que passem talvez até 10 horas (das suas 18 de vigília) conectados sejam nos PC´s, nos Tablets, nos Celulares, nos MP3 players, nos Videogames ou até mesmo, na Televisão.

O Mundo Virtual está expandindo, em uma era em que muitos se convencem de que alguma grande mudança está para ocorrer. Sei que esta expansão ainda não dá sinais de ser saudável para ninguém, mas quem sabe este não seja apenas um primeiro passo para um mundo no qual as pessoas se tornem menos apegadas ao Mundo Material?