quarta-feira, 28 de março de 2012

Pouco mais de 5min de "update"

Âmbar (ou Élektron)
morguefile.com
Eu queria postar algo breve e acabei abrindo a amostra de Gêmeos.Virtuais que estou editando, dei uma olhada rápida, olhei para o relógio e pensei: "Cinco minutos, apenas cinco minutos para eu atualizar alguma coisa no blog"... Eu estava com muita vontade de escrever, mas sem saber o quê. Então eu olhei a última pagina da amostra e vi o nome do "selo" que estou querendo inventar para publicar meus livros online. Ainda tinha a palavra ODACON, que eu adoro, pois significa Dagon, que é um personagem mítico da Suméria antiga, que seria como um Deus-Peixe (muitas vezes mal interpretado como um monstro em outras culturas), mas que dizem ter sido responsável por trazer muito conhecimento a este povo, como um messias. E acho muito curioso o fato de que Jesus O Cristo é sempre associado à figura de um peixe, por vários motivos. Assim, meu pé já estava fincado no nome ODACON, há muito tempo. Aí eu acrescentei o nome LIBER, que em algumas línguas significa livro, ou livre e em português lembra liberdade. Achei apropriado, já que meus livros estarão livres ("free", ou de graça para acesso virtual). Mas apenas, ODACON LIBER (ou ODACON LIVRE, que também foi uma opção) ainda deixava algo no ar. Eu queria inserir a palavra virtual ou eletrônico (ou "net" ou "web"), já que o meio de publicação é Internet... Aí pensei numa palavra que adoro: ÉLEKTRON, que vem do Grego antigo e significa Âmbar; uma resina solidificada com a qual Tales de Mileto pode "descobrir" a eletricidade. Aí eu juntei as três palavras:

ODACON LIBER ÉLEKTRON

E eu logo pensei em uma sigla, para futuramente fazer um logo e formou-se a palavra:

OLÉ

Uma palavra muito conhecida, principalmente pelos torcedores de futebol, de tourada e muito presente na dança flamenca. Olé! Nós gritamos quando algo nos surpreende! Quando estamos empolgados, algo bom acontece, algo agradável, algo esperado. Recentemente ouvi dizer que a palavra Olé, tem origem no termo árabe: Alá (Allah), que é nada menos que DEUS, como o sufixo EL (parecido com Alá), que está presente nos nomes de alguns anjos, como Miguel: aquele que é igual a - ou se parece com - Deus (Micha-El).

É bem provável que seja este mesmo o nome que eu vá utilizar, significando algo como: ODACON - Livros Eletrônicos, mas estando subentendido na palavra LIBER o termo LIVRE, assim temos LIVROS LIVRES, ou seja: de acesso livre para leitura eletrônica.

Para os curiosos, aí vão as referências:
  • Elizabeth Gilbert (que fala muito bem sobre literatura, criatividade e vida também)
  • TED TalksVídeo - Há legendas em português para este vídeo. A parte sobre o Olé-Alá fica quase no fim.
  • Blog sobre o tema (em inglês): Alla to Ole
  • Dicionário Informal: Olé
  • Wikipédia: Alá (Utilização Pré-Islâmica)
ps - Essa brincadeira durou MUITO MAIS que 5 minutos...

ps2 - Não é interessante que o Superman (Clark Kent) na verdade se chame Kal-El?